Lar doce lar. O que é um lar? É o nosso refúgio, nosso abrigo no temporal, nosso porto seguro. É um oásis onde matamos nossa sede, renovamos as energias, partilhamos juntos o pão de cada dia, nos sentimos amados, acolhidos, aceitos e protegidos. É um lugar de perdão; perdoamos e somos perdoados. Nossas feridas são tratadas e saradas, abraçamos e somos abraçados, beijamos e também somos beijados.
Lar é um lugar onde a doação acontece em pequenos gestos, queremos mais compreender do que ser compreendidos, onde o dar vem antes do receber. É o jardim onde a beleza e o perfume das flores exalam em palavras e atitudes. [É o templo onde orações são entregues a Deus e onde Deus responde como aquele que faz parte e sustenta a família].
Lar é a lareira sempre acesa, onde pais e filhos são aquecidos nos dias gélidos, quando chega o inverno. O respeito, a fidelidade, a estima, a consideração e o temor a Deus são virtudes vividas na prática. Quando um membro sofre, todos sofrem com ele; quando um se alegra, todos são contagiados por ele. Onde ninguém tem em vista o que é propriamente seu, mas, sim, o que é do outro. Onde não digo eu, mas digo nós. Podemos até pensar diferente, ver as coisas em ângulos diferentes, mas nada é capaz de nos separar. É onde o cordão de três dobras não se quebra, as muitas águas não apagam o amor, e nem os rios o afogam.
Lar é o lugar onde a palavra que mais se pronuncia e é mais ouvida é... AMOR. Sim, o amor que é paciente, bondoso. O amor que não inveja, não se vangloria, não se orgulha. O amor que não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor que não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. O amor que tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. Esse tipo de amor jamais acaba...
Que Deus abençoe o nosso lar. Que ele seja do jeito de Deus.
Messias A. Rosa (adaptado)
Nenhum comentário:
Postar um comentário