segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Parabéns Viamão!

O Campo Missionário de Viamão

Nesses 268 anos de Viamão, cabe lembrar o início do campo missionário da Igreja Presbiteriana Independente (IPI) na cidade.

O Campo Missionário de Viamão foi iniciado em Fevereiro de 2005 com a vinda do Vinicius (pastor e agrônomo) e de sua esposa Edna (revisora e tradutora). O propósito da igreja nesse local é promover o reino de Deus entre a sociedade e formar uma comunidade de pessoas dispostas a conhecer a Cristo e experimentar uma vida em comunhão com Ele.

O convite da Secretaria de Evangelização da IPI para plantar igrejas na cidade de Viamão faz parte do Projeto Presbitério Gaúcho, coordenado pelo Rev. Casso Vieira que está em Porto Alegre desde 1998. Atualmente, este projeto conta com 2 igrejas (Porto Alegre e Passo Fundo) e 5 congregações (Santa Maria, Gravataí, Canoas, Viamão e Fortaleza dos Valos).

É um privilégio servir como igreja na amada Setembrina dos Farrapos.
.
PARABÉNS CIDADE DE VIAMÃO!

Um pouco de Viamão

Descrevendo um pouco do município de Viamão, pode-se dizer que ele pertence a uma região histórica, colonizada por açorianos desde o séc. XVIII, muito conhecida por ser rota de tropeiros que levavam gado e mulas para Sorocaba no séc. XIX. Também foi palco de guerras, como a Revolução Farroupilha. Hoje ela possui cerca de 270.000 habitantes, mas ainda conserva características de cidade interiorana, tanto na sua estrutura física como no estilo de vida dos seus moradores. A sua economia é baseada no comércio local; possui, porém, duas indústrias: Cervejaria Brahma e Laticínios Mumu. Além disso, conta com plantação de arroz e produção de leite na zona rural.
Quanto ao aspecto religioso, é possível perceber a influência da colonização açoriana, a qual promove um catolicismo bem tradicional. A prática religiosa de grande parte dos moradores, porém, é o espiritismo e o batuque, como na maior parte do estado.
Já em relação a sua estrutura social, a singularidade de Viamão está na sua proximidade de Porto Alegre, com uma grande dependência desta. Por isso, costuma-se dizer que Viamão é uma cidade dormitório. No município, ainda, existem mais de 150 vilas e bairros, que se desenvolveram fora do eixo de produção da região metropolitana. Essas situações contribuíram para o aparecimento de muitos problemas sociais, tais como a violência, as drogas, os roubos, a baixa renda da população em geral, a pouca valorização do município pelos seus moradores e os diferentes níveis de impactos ambientais.
Viamão, no entanto, é uma região que pode ser valorizada: entre outras belezas, o município possui 105 km de praia entre o Guaíba e a Laguna dos Patos e 5,5 mil hectares de mata atlântica, além de três Unidades de Conservação (APA Banhado Grande, Parque Itapuã e Parque Saint’Hilaire). Outro aspecto relevante é o seu patrimônio histórico, percebido a partir da descendência açoriana e do seu envolvimento com a Guerra dos Farrapos. Também, é considerada uma das cidades com o maior número de Centro de Tradições Gaúchas (CTG) no estado, e tem a presença de populações tradicionais como indígenas, quilombolas e pescadores.
O município de Viamão, enfim, é um território a ser explorado. E todos aqueles que se dispuserem a isso encontrarão desafios a serem superados, mas, também, um ótimo lugar para se viver.

Um comentário: