quinta-feira, 17 de junho de 2010

Sobre Santidade


A santidade tem sido entendida (e vivida) a partir de alguns princípios; talvez, a maioria deles sem conexão com o Evangelho.
.
Alguns imaginam a santidade como uma oposição e um afastamento do "mundo", ou seja, não ter contato com coisas, lugares, músicas, pessoas, etc, que não são da "igreja"; outros imaginam santidade como um estilo de vida "angelical", uma fuga da vida real e concreta, negando qualquer sofrimento ou imperfeição, e, até mesmo, negando a própria humanidade.
.
Para nós, discípulos, a santidade é o estilo de vida que Jesus aqui viveu. Ele não era contaminado por lugares impuros, pessoas impuras, músicas impuras; ao contrário, ele santificava e purificava relacionamentos e pessoas. Jesus podia conviver diariamente com os mais "sujos pecadores", participar de festas e jantares com ladrões e prostitutas, debater com os mais "santos" religiosos, e não se contaminava com absolutamente nada!
.
O que nos contamina é o pecado que está em nossos desejos impuros; e estes desejos não estão fora de nós, mas em nossos corações. A maldade e a impureza que estão em nós (e que por nós é negado...) é o que realmente contamina nossas vidas: não são os lugares, pessoas, festas, músicas - somos nós!
.
Por isso, santidade não é moralidade e nem religiosidade, mas um estilo de vida igual ao de Jesus Cristo. Como discípulos de Jesus, nosso desafio é o de vivermos em santidade assim como ele viveu. E somente como ele!
.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário